São José do Barreiro – SP

São José do Barreiro – SP
Compartilhe nas suas redes:

Fizemos um passeio que durou uma tarde, coisa rápida. Estivemos no Cachoeirão do Formoso e almoçamos no Rancho, de frente pra praça no centro. São José do Barreiro está situado no leste do estado de São Paulo e tem pouco mais e 4 mil habitantes.

É um dos 70 municípios paulistas considerados estâncias turísticas por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual.

A entrada principal do Parque Nacional da Serra da Bocaina e sua sede administrativa ficam em São José do Barreiro, mas, dessa vez, não visitamos o Parque, teremos que voltar com mais tempo e será assunto para um outro post!

Bom, vou dividir com vocês o passeio que fizemos.

Como chegar

Vale dizer que existem outros caminhos para chegar à cidade, mas vou contar o que fizemos.

Saímos de Resende por volta do meio dia. Pegamos a estrada por trás condomínio Alphaville.

A maior parte do caminho é pela estrada de terra, mas é bem tranquilo ir com carro de passeio normal.

Chegamos numa bifurcação, logo após uma ponte de madeira, e pegamos a direita, em direção à Formoso, que é um bairro de São José do Barreiro. Seguimos mais um pouco por ali até chegarmos no asfalto da Rodovia do Tropeiros.

Logo chegamos ao bairro do Formoso, levamos um pouco mais de uma hora de Resende até o Cachoeirão.

Cachoeirão do Formoso

Quando chegamos na cidade, o tempo estava bem mais aberto do que em Resende. Como já estávamos preparados, resolvemos visitar uma das tantas cachoeiras de Barreiro. Essa já estava na minha lista há um bom tempo, mas, por um bom tempo, durante a pandemia, ela ficou fechada com o cadeado e mesmo assim, tinha gente que pulava a porteira pra entrar. Nós preferimos esperar a liberação oficial do município.

Passamos pela praça do bairro e depois viramos à esquerda na estrada de terra que leva ao Centro Budista. Andamos um pouco e logo chegamos no Cachoeirão. Vale dizer que um pouco mais à frente tem a Cachoeira da Mata, mas não visitamos ainda.

O local é uma propriedade particular. A placa dizendo que está temporariamente fechado (por causa da pandemia) ainda estava lá, mas o portão estava aberto e os moradores da casa da frente informaram que a entrada está liberada, mas não pode haver aglomeração e que fiscais da prefeitura passam para conferir (não vimos isso, mas também não vimos aglomeração).

Tem lugar para estacionar o carro e o acesso a cachoeira é bem fácil, não é preciso caminhar quase nada.

Lá tem um gramadão muito bem cuidado, onde dá pra fazer piquenique. Lembrando que não tem nenhuma estrutura de restaurante ou banheiro.

Quando fomos havia chovido bastante, então o volume de água era grande e ela estava meio barrenta, mas deu pra aproveitar.

São duas quedas mais fortes. Em alguns lugares é bem fundo e pode ser perigoso. Vimos até pessoas pulando das pedras.

Seguimos…

Fomos até o centro de São José do Barreiro. Paramos na praça que estava toda decorada para o Natal. Lá não tem parquinho e nenhum tipo de brinquedo, mas as crianças adoram brincar e correr pela praça.

Onde comer

Feijoda no Rancho Restaurante – foto Mauricio Teixeira

Almoçamos no Rancho Restaurante. Eles colocam mesas do lado de fora. Nós ficamos bem de frente pra praça e foi super agradável.

A comida é deliciosa e vem em panelinhas muito fofas. A feijoada individual por exemplo custa R$35. Nós também pedimos um filé de frango pelo mesmo valor.

Impossível conhecer a cidade em uma tarde só

Como eu disse no início do texto, esse passeio foi bem rápido. Estavamos em casa, num pós natal, doidos pra dar uma volta no nosso interior e fomos assim sem muita pretensão.

Tem vários lugares na minha lista em São José do Barreiro que eu preciso visitar ainda. Um deles é a Cachoeira Santo Isidro.

São José do Barreiro, me aguarde que eu volto já!