Mirante Dona Marta – Rio de Janeiro
Esse é um passeio imperdível no Rio. Acredito que seja a melhor vista em 360º da cidade e o melhor, você não paga nada pra entrar!
Eu estava tirando uns dias na casa da minha mãe, antes do Natal, e queria muito fazer alguns passeios, longe de aglomerações, já que ainda estamos em pandemia.
E preciso dizer: a carioca aqui nunca tinha ido ao Mirante Dona Marta! 25 anos vivendo no Rio de Janeiro, precisei sair dele para passar a apreciar essas coisa. Nós jovens erramos muitas vezes, né?! rsrsrs
Mas vamos ao que interessa…
Como chegar
Existem outros caminhos, mas nós subimos pelo Cosme Velho, pela ladeira dos Guararapes, é o caminho onde sobem as vans para o Corcovado. Tem placas indicando.
Logo chegamos na Rua Almirante Alexandrino, que tem os trilhos por onde passa o bonde de Santa Teresa.
Andamos um pouco e logo chegamos na entrada do Parque Nacional da Tijuca. O mirante fica na área do parque.
Veja nosso passeio em vídeo:
No Mirante
A entrada é gratuita. Mas vale dizer que o Mirante Dona Marta tem ficado fechado aos finais de semana por causa da pandemia. Então, a visitação pode ser feita de segunda à sexta e o visitante precisa passar pela entrada até as 17h, depois disso ela é fechada.
Lá em cima tem lugar para parar o carro. O estacionamento é cobrado pelo Rio Rotativo e custa R$2 por duas horas.
São dois pontos de observação: o mirante em si e o heliponto, que hoje está desativado.
Nós estacionamos o carro e fomos primeiro no heliponto. De cara já demos com o Cristo Redentor.
Depois passamos novamente pelo estacionamento e fomos pro mirante. Para chegar, subimos alguns lances de escada, mas nada cansativo.
O Mirante Dona Marta fica a 362 metros de altura e proporciona um visual panorâmico – a Baía de Guanabara, o Pão de Açúcar, o Maracanã, as praias de Copacabana e Ipanema, a Lagoa Rodrigo de Freitas, a ponte Rio-Niterói e até uma parte de Niterói ao fundo, o Aterro do Flamengo, uma ponta da Pedra da Gávea e muito mais.
Concluindo
É um passeio curto que pode ser feito por qualquer pessoa, desde que consiga subir pequenos lances de escada.
Também é bom saber que lá em cima tem só o mirante mesmo, não tem nenhuma estrutura de lazer e nem lanchonete. Então, leve sua água!
Também me senti segura. No caminho, vimos policiamento e no mirante tem funcionários trabalhando.
Nós fomos num fim de tarde de segunda-feira, mas dizem que o nascer do sol lá é M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!!!
E você, já conhece o Mirante Dona Marta? ou ficou curioso pra conhecer? Posso garantir que é incrível parar por alguns minutos e ficar lá de cima contemplando a cidade maravilhosa!