Cresce número de casos de dengue em Resende

Cresce número de casos de dengue em Resende
Compartilhe nas suas redes:

O número de casos de pacientes com diagnóstico de dengue em Resende aumentou expressivamente. No ano passado, foram apenas 61 casos. Agora, até novembro de 2023, foram registrados 1.064. O ápice da doença foi em maio, quando foram confirmados 368 casos.

A Prefeitura de Resende fará um novo mutirão de combate à dengue neste fim de semana na região da Grande Alegria. Nos dias 9 e 10, das 8h às 17h, equipes especializadas do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizarão visitas domiciliares e o recolhimento de materiais inservíveis nas localidades de Cidade Alegria, Nova Alegria, Jardim Alegria, Alegria II e Jardim Beira Rio. Serão vistoriados em torno de 10 mil imóveis. 

A ação envolverá uma força-tarefa composta por aproximadamente 200 profissionais, representando setores cruciais como Cruz Vermelha, Serviços Públicos, Fiscalização de Postura, Guarda Municipal, Assistência Social, Atenção Primária à Saúde, Relações Comunitárias, Vigilância Sanitária, Ouvidoria e Comunicação.

Paralelamente às visitas domiciliares, será realizado o recolhimento de materiais inservíveis, iniciando no sábado, dia 9, e estendendo-se ao longo da semana para garantir a remoção adequada dos resíduos descartados.

– A gestão municipal realiza vistorias diárias e ações de bloqueio químico em diferentes bairros da cidade, porque sabemos da necessidade de um olhar mais técnico em determinadas localidades. Vale reforçar que a importância dos moradores receberem os agentes de combate a endemias para que a vistoria nas residências seja ainda mais eficaz. Os profissionais são devidamente uniformizados e usam crachá de identificação em nome da Prefeitura de Resende – explicou Carolina Bittencourt, superintendente de Vigilância em Saúde. 

Durante o mutirão, os agentes não apenas efetuarão ações práticas, mas também desempenharão um papel educativo, orientando os munícipes sobre cuidados individuais dentro de seus imóveis. Destaca-se a campanha “10 Minutos Salvam Vidas”, que aborda a importância da vistoria semanal de quintais para eliminar depósitos que acumulam água parada.