Hemonúcleos de Resende e Barra Mansa pedem doação neste fim de ano.
O Hemonúcleo de Barra Mansa está reforçando a necessidade de novas doações de sangue para manter estabilizado o estoque da unidade. Atualmente o nível dos tipos sanguíneos negativos (O-, A-, B-, AB-) está baixo, enquanto os demais tipos estão normalizados.
A coordenadora da unidade, Thais Mendes, comentou que o Hemonúcleo do município sempre precisa de novas doações. “A demanda é alta, ainda mais nessa época do ano. Por conta disso, é importante que as doações sejam feitas com frequência, principalmente os tipos sanguíneos negativos, que são os mais difíceis de conseguirmos”, informou.
Doar sangue é um ato de generosidade que pode salvar a vida de muitas pessoas que estão precisando, como vítimas de acidentes, pacientes de cirurgias, portadores de câncer e hemofílicos. As doações podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, entre 7h e 11h. O Hemonúcleo funciona na Rua Pinto Ribeiro, 205, anexo à Santa Casa, no Centro. O telefone para contato é (24) 3512-0788.
Já em Resende, atualmente, o tipo sanguíneo A- está em estado crítico, o 0+ está em alerta e os demais estão estáveis.
Na próxima sexta-feira, dia 15 de dezembro, das 8h às 13h, no Hemonúcleo de Resende, vai ser realizada a campanha Natal Solidário.
A proposta é que as pessoas doem sangue para pacientes necessitados e ajudem a melhorar o Natal de alguém que precisa.
O Hemonúcleo de Resende está localizado anexo ao Hospital Municipal de Emergência e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h.
Para realizar a doação é necessário ter entre 16 e 69 anos. Para idosos, a primeira doação deve ser feita até 59 anos, 11 meses e 29 dias. Menores de idade só podem doar mediante autorização dos responsáveis. A pessoa deve estar com saúde em dia, pesar no mínimo 50 quilos e não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação. Em caso de tatuagem, é necessário aguardar seis meses após a sua realização.